Sérgio Carvalho (foto de Mariana Dias) |
Sérgio Carvalho, tendo como subsídio a pesquisa de opinião da SECOM, de maio de 2010, deu inicio a sua fala comentando as características do veículo e ressaltando seus pontos positivos. Também apresentou dados estatísticos que revelam a sua importância na prestação de serviços e na transmissão de notícias:
– Quando você está conectado a esse tipo de informação, como a fornecida pelo rádio, é possível fugir de um engarrafamento ou até se prevenir contra um tempo ruim, como as chuvas em São Paulo, por exemplo.
Marcelo Kischinevsky (foto de Mariana Dias) |
Depois, foi a vez de Marcelo Kischinevsky comentar a importância do rádio no quadro de transmissão de notícias e informação à população brasileira e como a TV e o rádio devem se reinventar para acompanhar a inserção das novas mídias. Segundo ele, as pessoas buscam não somente sofrer os impactos informacionais, o público deseja interagir, opinar e ser parte do conteúdos. E, para o professor, o rádio vem desempenhando bem esse papel. Kischinevsky citou as rádios colaborativas como um grande exemplo de interatividade. E quando questionado sobre o porquê da rádio continuar obtendo sucesso, mesmo diante de tantos outros meios de comunicação, inclusive da Internet, ele respondeu:
V Semana Acadêmica de Belas Artes – UFRRJ
III Semana Acadêmica de Ciências Contábeis teve como tema central a inovação em tempos de crise
II Semana Acadêmica de Serviço Social discute questões cotidianas da profissão
IV Comunicar reúne estudantes de Jornalismo da UFRRJ
Último dia da Comunicar discute o espaço da mulher no jornalismo esportivo